Mesmo com os mercados em baixa, as cotações do Bitcoin “andando de lado” e várias altcoins sofrendo perdas, o lançamento de fundos de investimento em criptoativos mostra que o investidor tem interesse e que o mercado antecipa uma futura alta.

Nas últimas semanas, quatro grandes fundos multimercados baseados em criptoativos de mais US $ 100 milhões foram lançados no mercado e tiveram forte apoio de investidores institucionais, de Wall Street e de investidores individuais de alto perfil.

A Reality Shares, o ex-executivo da Point72 Asset Management Travis Kling, e a JCE Capital Management anunciaram o lançamento de US $ 100 milhões em fundos de hedge destinados ao mercado de criptomoedas.

Mais recentemente, o ex-sócio da Bain Capital Ventures Alexander Pack e fundador da Ceyuan Ventures, Bo Feng, formaram um fundo de US $ 100 milhões chamado Dragonfly Capital Partners, para estabelecer um portfólio diversificado de fundos, protocolos e startups de construção de infra-estrutura.

Talvez para competir com os fundos hedge existentes no setor de criptomoeda, Alexander Pack, co-fundador da Dragonfly Capital Partners, disse que a empresa investirá em startups, protocolos e aplicativos que tenham uma forte visão de transformar várias indústrias com o blockchain, fora das finanças.

 Essa foi a estratégia adotada por lendas do universo cripto como Pantera Capital, que chegou a apresentar retornos de 11.000% em cinco anos para os seus fundos de criptoativos e de Venture Capital de empresas de tecnologia. Andressen Horowitz é outra lenda que continua investindo no mundo cripto.

“A criptografia é uma nova classe de ativos, e fazia sentido ter uma nova empresa para apoiá-la. Pensamos que os mais antigos teriam uma desvantagem”, disse Pack ao CCN.com. “Tentamos ter uma perspectiva de longo prazo. A criptografia tem o poder de transformar as coisas em uma camada mais profunda. Não apenas dinheiro – transformando o que pensamos como propriedade”, analisou.

O desenvolvimento de blockchain está essencialmente resolvendo problemas criptográficos incomparáveis ​​que efetivamente escalam e melhoram a capacidade de um protocolo descentralizado. Portanto, a estratégia da Dragonfly de apoiar a visão de longo prazo de projetos ambiciosos de blockchain exigirá anos de desenvolvimento e rápido progresso.

Os US$ 100 milhões que a Dragonfly levantou neste mês para lançar seu fundo de hedge demonstra a intenção dos investidores de fazer apostas de longo prazo no setor de criptomoedas e espaço de blockchain em um período de incerteza e dúvida.

Em julho, o Grayscale do Digital Currency Group também levantou mais de US $ 250 milhões no primeiro semestre de 2018 de investidores no mercado financeiro tradicional, apesar do declínio de 80% na avaliação do mercado de criptomoedas.

Em seu relatório oficial, o Grayscale disse que a demanda pelo fundo de hedge e veículos de investimento da empresa experimentou uma taxa de aceleração sem precedentes. A equipe escreveu:

“Como a comunidade de investimentos sabe, nos últimos seis meses, o mercado de ativos digitais experimentou uma das maiores quedas de preço desde o início do Bitcoin em 2009. No entanto, o que é mais interessante — e um tanto contra intuitivo — é que o ritmo de investimento nos produtos da Grayscale se aceleraram a um nível que não vimos antes. De fato, levantamos quase US $ 250 milhões em novos ativos no primeiro semestre deste ano, marcando os ingressos mais fortes de qualquer período de seis meses na história de nossos negócios ”.

O mercado de criptomoedas está claramente ainda em um mercado de baixa, com grandes moedas criptografadas como Bitcoin, Ethereum e Ripple incapazes de demonstrar um forte impulso e grandes expansões de alta.

Mas, os investidores ainda estão confortáveis ​​em investir grandes somas de capital para apoiar startups e projetos emergentes. Em uma fase como essa, é mais arriscado investir em startups emergentes do que em criptomoedas estabelecidas.

A abordagem da maioria dos fundos de hedge e investidores de alto perfil, tanto de varejo quanto de instituições, representa a confiança dos investidores no crescimento de longo prazo do setor de criptomoeda e também nas empresas que tem o blockchain como diferencial organizacional.



Assine a newsletter do Moeda

Receba semanalmente as mais relevantes notícias, análises e ICOs.